Download A Luz da Intensidade by Luís Carmelo PDF

By Luís Carmelo

"Luz da Intensidade" é o primeiro quantity crítico publicado exclusivamente sobre a obra de José Luís Peixoto.

Detendo-se especialmente nos romances "Nenhum Olhar", "Uma Casa na Escuridão" e "Cemitério de Pianos", aborda com profundidade uma grande parte dos temas sugeridos pela obra romanesca de José Luís Peixoto.

Luís Carmelo (Évora, 1954) é autor de uma vasta obra literária e ensaística, de onde se destacam dez romances (com destaque para A Falha, adaptado ao cinema por João Mário Grilo em 2002) e quinze livros de ensaio (incluindo o Prémio A.P.E. de 1988) sobre semiótica, teoria da cultura, literatura e o cruzamento multidisciplinar de expressões contemporâneas. 

Doutorado pela Universidade de Utreque (Holanda), o autor é professor na Escola more suitable de layout (IADE), membro da Associação Portuguesa de Escritores (A.P.E.) e da Associação Internacional de Semiótica (I.A.S.S.-A.I.S.).

Show description

Read or Download A Luz da Intensidade PDF

Similar literary theory books

Edward Said: The Charisma of Criticism

This insightful serious biography exhibits us an Edward acknowledged we didn't comprehend. H. Aram Veeser brings forth now not the stated of tabloid tradition, or stated the distant thinker, however the real guy, embedded within the politics of the center East yet soaked within the values of the West and suffering to enhance the simplest eu principles.

Orientalismo

En estos tiempos en que los medios de comunicación nos inundan y se ven inundados por imágenes y estereotipos que se refieren al Islam y a los musulmanes, Edward W. acknowledged nos ofrece una descripción rigurosa y esclarecedora de l. a. formación y desarrollo de estas «ideas recibidas» o tópicos que muchas veces impiden o sesgan nuestra visión.

Literature Incorporated: The Cultural Unconscious of the Business Corporation, 1650-1850

Lengthy earlier than electorate United and glossy debates over enterprises as humans, such firms already stood among the private and non-private as either cars for trade and imaginitive constructs in keeping with teams of people. during this publication, John O’Brien explores how this courting performed out in economics and literature, fields that received prominence within the related period.

Additional resources for A Luz da Intensidade

Example text

Os enunciados oscilam entre: A simples afirmação do estado de passagem: «... » (CE/45). Um despontar particularmente tímido: «... » (CE/83). A noção errante de duração: «... » (CE/167). Uma flutuação frágil à procura de sentido: «... » (CE/203). E a consciência tranquilizada e já mais segura de si: «Acordei. » (CE/235). É neste território embaciado, sombrio e denso que a espera, a demora e o alheamento face ao real se cruzam 95 com o 'sopro vital' dos actores ficcionais de Peixoto. Esse encontro é encenado nos enredos através de operações sinuosas que se desenvolvem em várias frentes e, quase sempre, entre o signo da tragédia e a tentação de criar o mundo a partir do nada.

283v e283r). Veja-se agora a contrapartida: «Disse-me que os que ficavam, os velhos, os inválidos, os imprudentes, eram torturados das maneiras mais atrozes ou chacinados. Disse-me que morrer era a melhor das sortes entre aqueles que desgraçadamente caíam nas mãos dos invasores. Disse-me que, num país distante, tinha um dia assistido às invasões. Disse-me que se tinha enterrado a si próprio debaixo de uma árvore e que aí ficara durante dois meses, comendo apenas raízes e insectos cegos» (CE/87).

O facto é que nos últimos dez anos tudo, ou quase tudo, mudou. E a palavra «crise» passou a designar o mundo. Os mercados, as expectativas legalistas de paz, a espontaneidade própria do pós-Guerra Fria e as novas n 4 115 formas de mobilidade e comunicação entraram subitamente em deriva. O preço do petróleo, os bloqueios diplomáticos, o controlo dos aeroportos, os medos e a explosão dos blogues 59 (e de outros instrumentos da rede) foram e são sintomas muito diversos, embora convergentes, de que um maremoto atravessou o mundo.

Download PDF sample

Rated 4.50 of 5 – based on 12 votes